quarta-feira, 31 de outubro de 2007

As bruxas invadem e atacam as nossas crianças...

Não sei muito bem... mas sinto que as Bruxas invadiram e atacam as nossas crianças ...

Ontem era uma enchente de meninos a comprarem acessórios de bruxas ... chapéus, narizes, garras, abóboras, vassouras, fantasmas e aranhas... pois era a véspera do Halloween ou Noite das Bruxas.

Mas afinal o que é o Halloween, ou a Noite das Bruxas ?

O Halloween ou Dia das Bruxas, é um evento de cariz tradicional e cultural, dos países Anglo-saxónicos, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos celtas. Nesta noite as crianças saem ás ruas vestidas de bruxas.. fantasmas.. vampiros e esqueletos....pedindo doces em troca de partidas e sustos.

Bem, no meu tempo de jardim escola, não existia isto... nunca me lembro de ter comemorado o Dia das Bruxas...

...esta festa não existia...esta festa não é nossa... não é Portuguesa!

Do que eu me lembro...e muito bem... era de ver flores brancas e amarelas, em baldes de água para serem vendidas no Dia de Todos os Santos ou Dia de Finados... altura de respeito... em que se visitavam, lavavam e enfeitavam as campas no cemitério...

Bem com algum tacto e equilíbrio, na quintinha falou-se de bruxas...vampiros e fantasminhas... fizemos o gosto aos meninos... mas não empolgámos desfiles nem tradições que não são nossas... nem o consumismo de acessórios sem significado
.





segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Segunda de manhã...com amigos e canja

A segunda-feira de manhã é sempre complicada; é complicada para todos... para miúdos e graúdos...

Na segunda ninguém quer acordar, nem voltar ao "rangue-rangue" da escola e do trabalho... ninguém gosta de deixar o colo quentinho e o aconchego do lar. Todos temos sono, os horários trocados, todos queremos sábado outra vez.
Na quintinha não há excepções ... a quintinha também tem segundas... porém fazemos tudo para as tornar mais leves e alegres .

Na segunda de manhã, salvo raras excepções, a actividade principal é a a conversa de tapete... os meninos partilham connosco e com os colegas as suas vivências, histórias, aventuras e emoções do fim-de-semana.
Esta partilha é muito importante...pois para além de reviverem as situações (de desenvolverem a linguagem, a memória) ... as crianças, dividem e trocam as suas experiências com outros, criando-se laços de intimidade e amizade... que ajudam a encarar a segunda feira de manhã, pois com amigos e intimidade é mais fácil ...


Nisto das segundas feiras de manhã, a Marta também dá uma ajuda... pois faz sempre a famosa " sopa de canja" que é a preferida de todos... Assim, nunca há birras ao almoço e até dá jeito uma "canjinha" leve depois de um fim de semana de excessos.

Nos entretantos, a segunda de manhã acabou... os pais estão quase a chegar...vem aí a terça e só faltam 4 para sábado...

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Os livros, as histórias e mais histórias...

Os livros da quintinha... são um dos nossos melhores instrumentos de trabalho... e estão para nós, assim como uma "enxada", está para o agricultor.

Com um simples e bom livro... nós podemos desenvolver 1001 actividades, que ocupam e enriquecem as crianças horas a fio.

Com um simples e bom livro ... nós podemos ajudar a criança a reconhecer-se na história; a identificar os seus sentimentos, emoções e frustações. E isto é deveras importante para o seu conhecimento pessoal e social. Encontrando-se a causa e identificação de muitos comportamentos, tais como agressividade, birras, falta de apetite, infelicidade, ciúmes, racismo, etc.......

Dado á sua importância... a nossa escolha é rigorosa....Temos que escolher os livros com cuidado, de forma a apresentar o livro de forma sugestiva, chamando a atenção para as imagens, para as personagens e situações, despertando a curiosidade pelo enredo, prender a atenção das crianças e assegurar a compreensão da história .

Aqui deixo como sugestão alguns títulos:


"A Arte do Penico", edit.Terramar ( trabalha a higiene dos mais pequeninos)

"Feliz dia de Nascimento", edit. Terramar ( trabalha o nascimento/ novo bebé na família)

" A Princesa Baixinha", edit. Livros Horizonte ( trabalha a coragem e a valentia)

" Elmer", edit. Caminho (trabalha as diferenças e aceitarmo-nos uns aos outros com humor)

"Fui eu, mamã!", edit.Ambar ( trabalha o assumir dos erros, a compreensão maternal)

"O coelhinho Tremeliques", edit. Gailivro ( trabalha as famílias diferentes e a adopção)

" Para onde foi o Zezinho", edit. Gailivro ( trabalha a educação sexual)

" Quando os meus pais se esqueçeram de ser amigos" edit. Livros Horizonte ( trabalha as discussões, os divórcios e as separações)

" Pai! Não consigo dormir", edit Caminho (trabalha as birras de sono/quando não se quer deitar)

..... E MUITOS MUITOS MAIS...( se precisarem de ajuda com outros temas...indicamos mais)

Nota: Só não conheço nenhum que trabalhe a morte.... se alguém conhecer algum...por favor digam-me .........


quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Contar histórias no Jardim de Infância



Ouvir histórias – um primeiro passo para dominar a leitura


Ouvir contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens, situações, problemas e soluções, que proporciona às crianças um enorme enriquecimento pessoal e contribui para a formação de estruturas mentais que lhes permitirão compreender melhor e mais rapidamente não só histórias escritas como os acontecimentos do seu quotidiano.

Na época actual a maioria das crianças não tem oportunidade de ouvir histórias no seio familiar. Cabe ao jardim-de-infância e à escola assegurar que lhes não falte essa experiência tão enriquecedora e tão importante para a aprendizagem da leitura.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

As minhas sementinhas...

O mais importante de qualquer quintinha, são as sementinhas... E, o nosso trabalho não é nada mais do que...
... amar, dar calor, cuidar, regar, adubar e fortalecer as nossas sementes... para que estas cresçam fortes, seguras e felizes ...

Um especial obrigado aos pais que dão à nossa quintinha sementes de primeira qualidade ...

É tempo ...

"... de se deitarem as sementes à terra.
Com água, o calor do sol, as sementes darão vida a novas plantas."...