quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Nossa Quinta-feira de Espiga



Hoje fomos para o "campo"... eheheh... do que resta de campo junto à nossa Quintinha... fomos apanhar os malmequeres...as papoilas...as espigas e os raminhos de oliveira...








Depois da passeata... fomos para o colégio montar os nossos raminhos alusivos à quinta-feira de espiga... para darmos aos pais.







quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Esqueleto...



Na sala da Alexandra temos andado a falar acerca do esqueleto. Com base em vários livros infantis falamos do que é o esqueleto e para que serve. Inicialmente realizamos um trabalho acerca dos animais que têm e não têm esqueleto e para terminar recortámos várias partes de um esqueleto e montámo-lo!


Quando tudo estava pronto montamos o placar com o esqueleto de todos os meninos. Colocámos também o que achamos que é o esqueleto.


Vamos passear!!!!

Amanhã é Quinta-feira da Ascenção, Dia da Espiga, e nós aqui na Quintinha vamos passear pelos campos circundantes à nossa escolinha e apanhar um raminho para levarmos para casa!

E porque é importante não deixarmos morrer as tradições aqui fica o seu significado:
  • Espiga – Pão
  • Malmequer – Ouro e prata
  • Papoila – Amor e vida
  • Oliveira – Azeite e paz
  • Alecrim – Saúde e força

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Corpo Humano

Também na sala da Alexandra se começou o trabalho sobre o corpo humano e nada mais importante do que partir dos conhecimentos que as crianças já têm!

"A teoria da aprendizagem de Ausubel propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceptuais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz."
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982

Assim sendo a Alexandra perguntou aos meninos o que eles achavam que tinham dentro do seu corpo:
  • "Temos ossos. Os ossos servem para ter força!" (Filipa, 5 anos)
  • "Temos ossos e o coração. Acho que os ossos servem para nos dar força e o coração serve para bater." (Beatriz, 5 anos)
  • "Dentro do nosso corpo temos ossos, também temos os fios por onde escorrega a comida. Temos o coração para bater e aquelas coisinhas redondas para a comida ir para os fios direitos." (Tiago, 5 anos)
  • "Os ossos para nos darem força!" (Bernardo,3 anos)
  • "Os ossos, o coração e os pulmões.Os ossos é para nós termos força. O coração serve para nós não morrermos e os pulmões não sei!" (David R, 5 anos)
  • "Ossos, coração e os pulmões. Os ossos servem para termos força. O coração bate quando nós estamos a correr. Quando estamos sentados sossegadinhos o coração não bate!" (Guilherme, 5 anos)
  • "Os ossos, o coração e a comida. Os ossos é para nós termos força. O coração é para vivermos e a comida é para ficarmos grandes!" (David, 4 anos)

Para finalizar a Alexandra levou fotocópias com o contorno de um corpo de menino e menina e as crianças desenharam como achavam que é o corpo por dentro.

Os Meninos... e As Meninas


Na sala da Anita iniciou-se o trabalho de projecto acerca do corpo humano. Com base do livro "Somos todos diferentes"de Emma Damon as crianças falaram acerca das diferenças entre os meninos e as meninas. Este livro para além de ter imagens bastante apelativas à imaginação das crianças faz uma excelente abordagem à educação multicultural, tema bastante importante na construção da personalidade das nossas crianças.



No final as crianças coloriram a imagem de um menino tendo em atenção as cores utilizadas.