
Escolher um brinquedo é coisa séria!
Conheça os gostos, os interesses e as limitações da criança antes de oferecer-lhe um brinquedo, sempre lembrando que as etapas de desenvolvimento são diferentes de criança para criança.
Dos 2 aos 4 anos...
Nesta fase as crianças começam a refletir para solucionar pequenos problemas e precisam de brinquedos que ativem seu movimento corporal. Algumas habilidades psicomotoras, incluindo coordenação entre o olho e a mão e o desenvolvimento da habilidade dos dedos e das mãos, precisam ser estimuladas.
Nesta faixa etária, as crianças são hábeis nos jogos de faz-de-conta, gostam de desempenhar papel de adultos e criar situações fantásticas, divertindo-se mais ao construir do que com a obra acabada.
Dos 5 aos 7 ...
A criança começa a manifestar interesse pelas atividades escolares e pelo aprendizado da leitura. Já domina quase que completamente o sistema fonético.
Põe em dúvida solicitações dos adultos "Por que devo fazer isso?" Responde "já vou...." e adia solicitações.
Chora quando é criticada ou quando se sente ofendida. Abandona o jogo, atirando as peças, quando percebe que perdeu. Começa a ter consciência de si mesma como pessoa. Dramatiza, parece considerar-se o centro da cena e quer que o adulto faça parte do seu mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário