sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Passeio à Tapada de Mafra
















Primeiro chegámos lá e fomos andar de comboio pela floresta.
O comboio parou , saímos todos para ir ver um museu.
No museu vimos carroças,
"sapatinhos"para pôr aos cavalos quando eles estavam aleijados na pata e celas para as pessoas se sentarem em cima deles.

Saímos do museu e voltámos para o comboio, continuámos a ver bichos na floresta: veados e gamos. Ficámos a saber que os Gamos, são mais pequenos que os Veados. Os machos tinham hastes e quanto mais velhos eram maiores eram as hastes, as fêmeas não tinham, só tinham orelhas.

Depois o comboio parou outra vez e nós saímos e fomos ver os saca-rabos. Chamam-se assim porque andam todos em fila a agarrar nos rabos uns dos outros com a boca. Também vimos uma doninha(gineto), não podíamos fazer barulho porque senão ela ficava zangada e cheirava mal.

Depois fomos ver o lobo, mas não o conseguimos ver, porque estava muito longe atrás de uma árvore.

Vimos outro museu onde estavam animais embalsamados, animais verdadeiros que morreram e que foram transformados em bonecos.
Neste museu também havia peles desses animais.

Os lobos e os veados têm uma pele diferente para o calor e para o frio. Também vimos cobras dentro de alchool, para não cheirarem mal.
No final fomos ver a falcoaria, onde estavam mochos, corujas, uma águia e falcões. Vimos a "Pipas" e a "Carol" a voar... e ainda fizémos festinhas à "Pipas".

Depois voltámos para o comboio e viemos para a nossa quintinha.

2 comentários:

  1. a bagulhita adorou fazer festinhas na "passarinha" Pipas...e adorou andar no comboio

    ResponderEliminar
  2. gostei muito do passeio , de andar de comboio, da doninha, do saca-rabos....só não vimos a águia Vitória! Bjs Guilherme Duarte
    PS:este ano vamos á aldeia do Pai Natal?

    ResponderEliminar